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Potencial Viral

É frequente sermos impactados por campanhas de OOH na internet, elas andam por aí, não só por sites da área da publicidade mas também, e sobretudo, nas redes sociais.

Não há bem uma receita para tornar um outdoor viral mas a verdade é que há campanhas que quase que parece que foram feitas a pensar no efeito e, igualmente verdade, que as redes sociais funcionam como caixa de ressonância do outdoor.

O Caso Kit Kat

Um bom exemplo de uma campanha outdoor que se tornou viral nas redes sociais é a que apresentamos na imagem, uma campanha da Kit Kat. Um anúncio simples em que se vê uma agenda cheia de reuniões no Zoom, com espaço apenas para uma pausa com a Kit Kat, alinhado com o lema da marca “take a break”.

Porém, esta campanha de publicidade de exterior nunca esteve na rua, nem é foi feita pela/para a Kit Kat.
Este fake ad levantou algumas questões em relação ao OOH. Por haver todo um buzz de PR à volta de uma campanha, a mesma torna-se mais eficaz?

Será que as marcas e agências deviam ter em consideração esta capacidade de “viralizar” um outdoor, quando o conceptualizam? Será necessário mesmo necessário colocar uma campanha na rua ou basta fazer um mock up e partilhá-lo?

Inovação OOH

Para nós as respostas são óbvias mas, em vez de as respondermos directamente, deixamos que chegue às suas conclusões.
O Out-Of-Home tem sido dos meios que mais tem evoluído na última década e o que apresenta dos melhores resultados, com os CPMs mais baixos.

Os formatos de exterior são cada vez mais multifacetados e as possibilidades de potenciar os mesmos são cada vez maiores, como é o caso da utilização de QR Codes para ligar ao digital e estimular o consumo via mobile. As pessoas interagem com os outdoors na rua, nas redes sociais e criam buzz à volta dos mesmos… não se vê ninguém a partilhar banners e mrecs.

A boa criatividade no OOH aumenta a possibilidade de PR do mesmo mas há uma linha ténue entre estimular engagment e força-lo. Achamos que as campanhas não devem ser pensadas única e exclusivamente com foco no viral, uma campanha de exterior tem de ser capaz de viver sozinha e entregar resultados reais, e não apenas fama.

E o futuro?

Em relação a se haverá mais campanhas de OOH que não passam do digital, difícil responder perentoriamente, mas a verdade é que as pessoas querem cada vez mais autenticidade e o efeito UAU da publicidade de exterior vem, em grande parte, pelo facto de ter acontecido no mundo real e ter fugido à norma.

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