Festivais
Inspirados pelo Festival Internacional de Cinema de Veneza, um grupo de concessionárias de publicidade em cinema de todo o mundo (SAWA) lançou em 1954 o Festival Internacional do Filme Publicitário a fim de que este recebesse semelhante reconhecimento. Será este Festival que, mais tarde, será conhecido por Cannes Lions.
Na sua primeira edição realizada em Veneza, o Festival contou com 187 inscrições de trabalhos de 14 países em competição. O Leão da Piazza San Marcos foi a inspiração para o troféu do Leão. A segunda edição foi organizada em Monte Carlo e depois em Cannes, onde passou a ser realizado alternativamente com Veneza. Tendo ficado definitivamente alocado em Cannes a partir de 1984.
Sendo um Festival de âmbito geográfico mundial tem vindo a desenvolver nas últimas décadas um conjunto de outros certames em outras geografias onde se pretende dar um maior foco às indústrias locais. A MOP é desde Agosto de 2009 a representante em Portugal do Lions Festivals, em cujo portefólio se inclui não só o Festival Internacional de Criatividade CANNES LIONS, como também o EUROBEST, o DUBAI LYNX e SPIKES ASIA.
Enquanto representante, a MOP tem como missão apoiar e promover o setor nacional da criatividade, marketing e comunicação, as suas empresas e profissionais (com particular atenção aos jovens – ver Young Lions).