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Os QR Code Chegaram ao OOH?

Com a pandemia a tecnologia QR code voltou a fazer parte do nosso dia-a-dia, tornando a experiência do consumidor mais segura nas lojas, nos restaurantes e agora na publicidade de exterior.
Através da solução do QR code, as Marcas conseguiram criar uma ponte entre o ecossistema digital e o mundo offline, tornando a experiência 360º muito mais completa e cómoda para o consumidor. Os restaurantes foram dos primeiros a socorrer-se desta solução para facilitar a experiência nos seus espaços, ao substituírem os clássicos menus físicos por QR codes e os consumidores responderam bem à alteração, segundo reportado num survey realizado pela Morning Consult, onde 56% dos inquíridos apoiam a mudança.
A cadeia de fast food “Pollo Campero” foi mais além e eliminou as filas de espera nos seus restaurantes ao colocarem um QR code em cada mesa, em que o consumidor consegue não só aceder ao menu como fazer o seu pedido que, posteriormente, será entregue na mesa por um colaborador.  Uma medida que o diretor de marketing afirma que deseja manter no pós-pandemia uma vez que torna o serviço mais cómodo para o consumidor e permite à marca dar-se a conhecer de uma forma mais direta.
Esta tecnologia também é uma oportunidade para a publicidade de exterior aumentar ainda mais o consumo. De acordo com um questionário desenvolvido pela Out of Home Advertising Association of America, 34 % dos 1,000 inquiridos afirmaram que o OOH influenciou a sua decisão de compra e 41% mostraram-se receptivos a consumir via QR codes.
A mais recente campanha de publicidade de exterior da JLo Beauty, uma linha de skincare da Jennifer Lopez, contou com a presença de QR Codes que redireccionavam os consumidores para uma landing-page do produto, preenchendo assim um gap entre o marketing digital e o marketing offline.

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