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Audiências em OOH vão reforçar um meio em crescimento

Até à década de 80/90, o Out of Home/publicidade de exterior, apesar de ser um meio de sucesso, era muitas vezes “preteridos” em relação a outros meios de comunicação, dada a maior facilidade que apresentavam em targetizar uma audiência especifica. No entanto, muitos países conseguiram que o meio de OOH/publicidade exterior fosse considerado como um dos principais meios pelos anunciantes. Este, aliás, é o caso de Portugal onde o OOH é o terceiro mais utilizado, a seguir à TV e ao Digital.
Internacionalmente, com a evolução da transformação digital do meio, bem como a maior capacidade de medição de audiências, este meio tem vindo a ser cada vez mais eficaz – como refere o artigo de Christie Massey (especialista de longa data de OOH/publicidade exterior).
Em Portugal, apesar de o meio já ter um grande histórico de sucesso, vamos brevemente avançar para um novo e inovador sistema de medição de audiências que está a ser elaborado pela PSE e que estuda a mobilidade dos portugueses, em continuo. As métricas utilizadas têm permitido avaliar os trajetos diários das audiências, quanto tempo é gasto na rua e em casa.
Esta informação já é usada para determinar alterações no comportamento de audiências e que tem sido especialmente útil nesta altura de pandemia em que voltamos aos poucos à normalidade pós-confinamento.
Por exemplo, hoje sabemos que já cerca de 60% dos portugueses desconfinaram e que 85% dos Portugueses já saem à rua, pelo menos uma vez, durante uma semana.

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