Publicidade de Exterior 101
Várias empresas do setor de OOH (Kinetic Worldwide, Clear Channel, Global, entre outras) criaram uma parceria para estudar e comprovar a eficácia e impacto da publicidade de exterior nos seus diferentes formatos e ambientes. Esta união de concorrentes permitiu criar o primeiro “manual” de publicidade de Out-Of-Home, assente em dados, que são resultado de um estudo de 3 anos e mais de 2.5 mil milhões de euros em investimento publicitário, realizado por 46 marcas. A MediaCom e a Wavemaker foram as responsáveis pelas análises deste estudo.
Este manual foi feito a pensar, sobretudo, nos anunciantes que querem tirar o máximo proveito do OOH e melhorar os seus planos de comunicação de exterior. O manual demonstra que a publicidade de exterior é particularmente forte em 5 pontos fundamentais para as Marcas e que torna este meio a escolha ideal:
– Criação de brand awareness
– Melhoramento da perceção da Marca
– Incremento da perceção de qualidade da Marca
– Incremento na probabilidade de recomendar a Marca
– Perceção de maior valor de Marca
Segundo Jennie Roper, Head of Insight na Kinetic, este manual comprova, acima de tudo, que a publicidade de exterior é eficaz, mas também apresenta resultados que elevam a importância de se pensar nas diferentes facetas no planeamento de meios, que muitas vezes acabam por ser postas de parte. A mesma Jennie Roper dá como exemplo a importância de se pensar mais nos níveis de frequência e a escolha dos locais e o papel que podem desempenhar no funil de compra.