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Covid-19 acelera a revolução Digital no Out-Of-Home

Apesar de já termos desconfinado há uns tempos e já se ver o que parece ser a normalidade, dentro do panorama em que vivemos, muitos dos anunciantes parecem estar retraídos na sua comunicação, sobretudo no out-of-home, graças às ideias erradas que têm sobre o padrão de mobilidade dos consumidores.
Assim, muitos operadores de OOH vêem-se “obrigados” a adotar uma estratégia de venda suportada por data referente às audiências.

Historicamente, a publicidade de exterior sempre foi vista como de medição difícil e era mais usado para “awareness” do que propriamente para a performance de uma estratégia de marketing.
Esta é uma realidade que já começa a fazer parte do passado. Cada vez mais no OOH usamos data e tecnologias para targetizar cada vez melhor uma audiência especifica e para medir o impacto real das campanhas.  A vontade e necessidade de adaptar para ações mais assentes em data já existia antes da pandemia, mas a verdade é que o covid comprovou a urgência desta mudança e está a ser um catalisador.

Uma vez que muitos anunciantes reavaliam os seus orçamentos e planos, como resposta aos tempos difíceis que se tem vivido, todos os media owners têm de se esforçar muito mais para mostrarem o que valem.  Isto é particularmente verdade para o out-of-home que tem de ultrapassar todos os preconceitos inerentes ao meio e que foi dos mais afetados quando se deu o confinamento.

A indústria da publicidade tem evoluído bastante no que toca à medição e targetização de audiências. Neste aspeto, a publicidade de exterior ainda se encontra numa fase inicial. Portanto, uma das principais missões atuais do OOH é tornar o meio realmente mensurável. Não se trata de obter uma vantagem competitiva, mas uma obrigação para continuarmos a competirmos com os restantes meios.

A MOP já deu início ao seu processo de transformação digital e este é um compromisso de longo prazo que terá provas brevemente. Esta revolução digital do meio é bastante exigente a nível de processos e de investimento, mas é fundamental para nós tornarmo-nos cada vez mais digitais e apoiados na data para integrar os mix de comunicação e marketing de um modo cada vez mais eficaz e eficiente.

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