Mobilidade perto do normal
A primeira etapa de desconfinamento gerou um aumento da circulação, permitindo atingir níveis de mobilidade quase iguais aos existentes antes de Covid.
O Estudo de Mobilidade da PSE prevê que nesta semana, Portugal terá um índice de mobilidade de cerca de 85% da “normalidade” pré-pandemia, isto é, Portugal está a 15% de atingir os níveis de mobilidade normais antes de existir a pandemia.
Uma das medidas de confinamento que mais influenciou a mobilidade nacional foi o fecho das escolas. Esta medida trouxe consigo uma redução da mobilidade de quase 40%.
Agora, com parte das medidas de desconfinamento já em vigor, a mobilidade tem vindo a aumentar gradualmente, tendo chegado a um valor médio de 83%, na semana passada.
Comparando este lockdown com o do ano passado, podemos afirmar que este segundo confinamento teve muito mais pessoas em circulação nos dias úteis, cerca 53% de mobilidade, contra os 40% de mobilidade existentes no primeiro confinamento.
Antes da pandemia tínhamos 75% de população a circular e 25% que já confinava naturalmente. Em janeiro deste ano, estes valores de mobilidade rondavam os 68% e, agora, neste primeiro momento de desconfinamento já temos 60,1% em circulação, praticamente o mesmo valor verificado antes do confinamento.
Apesar dos cuidados que têm de continuar a existir no nosso dia-a-dia, a verdade é que as rotinas estão a voltar ao normal gradualmente mas a um ritmo mais rápido que o primeiro confinamento.